Seguranca - A Forca que vem do Grupo
Sipat
Elon Silveira


Seguranca a Forca Que Vem do Grupo
Uma pessoa, por mais forte, realizadora e autossuficiente que seja, continua sendo apenas uma pessoa. Pode caminhar mais rápido, mas, certamente, terá muito menos potencial para a realização.
Evoluir em conjunto é muito mais trabalhoso, por vezes mais lento, entretanto, muito mais satisfatório.
Somos seres gregários e deveríamos viver sob esta ótica. Dividir opiniões e aceitar diferenças não é para todos, os mais inseguros não fazem parte deste grupo, sob o pretexto de que não precisam de nada e nem de ninguém.
Em Segurança, minha visão é a do Cuidado Ativo, sem esta perspectiva da participação e engajamento do grupo, cobrar segurança é ineficaz!
Se somos todos parte de uma engrenagem, nada de anormal na eventual correção.
Em minhas palestras sobre comportamento seguro em acoes de SIPAT, enfatizo a necessidade do grupo engajado e pronto para agir uns com os outros, ficar inerte ou sem reação ao verificar uma situação de risco, é assinar o atestado de que não me afeto e não estou realmente integrado ao grupo, em outras palavras, não jogo o mesmo jogo e nem no mesmo time, é bom ligar o alerta, a qualquer momento posso ser sacado pelo técnico e ver o jogo do lado de fora.