Cuidado Ativo -Topa Trocar os Oculos?
Sipat
Elon Silveira


Cuidado Ativo - Topa Trocar os Oculos?
Paradigmas são os óculos que colocamos para ver o Mundo, e dependendo da forma que você foi criado seus óculos são diferentes do meu, sua visão de Mundo não vai ser igual a minha, o que eu acho absurdo você poderá achar certo, mas em alguns casos nossos óculos podem ser iguais!
Imagine que você não sabe nadar, esta em frente a uma piscina que você sabe dá pé, uma criança pequena cai na piscina e esta se afogando, o que você faz? Imagino que pula na piscina e salva a criança.
Agora vamos manter a mesma situacao mas mudar o cenario.
Imagine que você sabe nadar muito bem, esta no deck de um transatlântico gigantesco, o mar esta mais gigantesco ainda, muito revolto e você vê uma criança cair no mar, o que você faz? Se você não é bombeiro ou salva vidas, dificilmente pulará no mar, possivelmente se estiver com um amigo ao seu lado poderá olhar para o lado e imaginar se o amigo pulará no mar, ou então se pergunte onde estão os pais da criança...possivelmente você como eu vai começar a procurar desculpas para não pular, a maioria não pularia e não acusaria ninguém de não pular, você começa a entender esta situação como fatalidade, que pena que a criança caiu, que terrível acidente.
Tem uma coisa que chamamos de auto preservação, você cuida primeiro da sua própria vida e achamos natural sermos assim, é o caso de um assalto, você vê, mas dificilmente interfere, você esta se preservando.
Partimos do principio da preservação, todo ser humano tem este direito, ou seja, quando minha vida esta em risco, tenho o direito de me preservar.
No Brasil tem uma lei que diz que se você negligenciar socorro a alguém, isto é crime, mas se sua vida esta em risco deixa de ser crime, o principio é este mesmo, o da auto preservação.
Este é o ser humano, vivemos pensando no Eu, em detrimento do Nós!
Minha preservação, meu beneficio, é da cultura humana e no Brasil ainda mais, o tal jeitinho Brasileiro... a Lei de Gerson, vantagem em tudo, o eu primeiro.
Talvez você tenha pensado, eu pularia! Parabéns você conjuga outro verbo, a primeira pessoa deixou de ser mais importante, a quarta pessoa para você é mais importante, o nós para você tem outro significado, vem primeiro.
Quando coloco os óculos do eu primeiro, posso dizer: ¨O que Eu quero é ser feliz¨, não que você não possa querer e pensar em ser feliz, pode e deve, mas nesta visão alguém vai ter que perder, perde o outro eu não, faz parte da vida, é da cultura? Então é isto, cada um por si?
Como disse anteriormente a maior parte dos nossos óculos são da nossa formação, fomos ensinados a fazer tudo para nos darmos bem, o melhor para mim, mesmo que para isto tenha que destruir todos que estiverem em meu caminho, fomos ensinados a sermos assim e exaltamos quem se dá bem se utilizando desta ótica.
Mas e se trocássemos os óculos que normalmente usamos? E se pensar no outro fosse o paradigma?
Possivelmente você deve estar pensando, que estou viajando que a realidade não nos permite mudar!
Mesmo vivendo este momento da nossa história, você ainda continua achando que não dá para mudar esta forma de pensar?
Experimente trocar os óculos!
Temas para Sipat