Analise de Risco

Sipat

Elon Silveira

Analise de Risco

Certas coisas incorporaram-se de tal forma ao cotidiano das pessoas, que é difícil lembrar que foram inventadas por alguém é o caso do zipper, do clipe de papel, da lâmina de barbear.

E o caso da fita adesiva transparente.

A história de sua criação remonta ao ano de 1923.

A empresa 3M, especializada na produção de lixas de papel, voltou-se para o problema que era cobrir a parte já laqueada de um automóvel a ser pintado em duas cores. E o jovem engenheiro Richard Drew começou a quebrar a cabeça para encontrar uma solução.

Em 1925, ele apresentou uma espécie de fita crepe com cola apenas nas laterais, provavelmente por economia. Na prática, a aplicação não deu muito certo porque a fita não colava direito.

Conta-se que um cliente, insatisfeito, devolveu uma encomenda, gritando furioso: “Leve esta porcaria de volta para o escocês do seu patrão!”, referindo-se á política de economia da firma. Foi assim que nasceu o nome da marca, Scotch, utilizado até hoje.

Depois de anos de quebras cabeças e investimentos, finalmente depois da Segunda Guerra Mundial, a demanda explodiu de tal forma que a empresa não dava conta da produção e desculpava-se junto à clientela em anúncios nos jornais.

Com o passar do tempo, a fita se tornou imprescindível em casa, no escritório, nas lojas e na produção industrial.

Mas a fita adesiva por possuir cola em um dos lados, tem uma característica que gosto de aplicar nos relacionamentos, cada vez que você utiliza a fita adesiva e retira do local em que foi utilizada, ela perde um pouco do poder de colar, de fixar e da mesma forma que deixa um pouco da cola na superfície em que foi utilizada, traz consigo um pouco do material do outro produto.

Experimente colocar a fita adesiva em um tecido e retire-a logo em seguida, você vai constatar que ela trouxe consigo partículas de lã ou do algodão, da mesma forma que perdeu um pouco do poder de colar.

Relacionamentos são como as fitas adesivas, cada vez que você cola em alguém, que compartilha ideias e opiniões você acaba trazendo um pouquinho do outro para dentro de você e deixando um pouco de si no outro.

Onde você tem ¨colado¨? Cuidado para não trazer resíduos tóxicos, é impossível não se ¨contaminar¨ pelo meio em que vivemos.

E por último qual o resíduo que você tem deixado na vida dos outros? Se for positivo, assim como as fitas adesivas, você vai acabar se tornando imprescindível.

Temas para Sipat